Proposta Pedagógica

Na base de cada projeto educacional existe uma escolha, uma seleção de valores essenciais, de posturas filosófico-ideológicas. A própria eleição de uma teoria de ensino-aprendizagem e a seleção de conteúdos de cada disciplina já são consequentes de uma escolha anterior de concepção do homem, de suas relações e de nossas crenças e desejos para o futuro da humanidade.

O trabalho realizado pela Escola da Colina tem como primeiro referencial a teoria construtivista de aprendizagem. Considera, portanto, a criança como sujeito central do processo da aprendizagem e atribui importância à forma como se dá a construção da atividade mental do aluno neste processo.

Assim, a aquisição do conhecimento nas diferentes disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Arte, História, Música, Ciências, Ed. Física, Xadrez) é fundamental, mas deve ser proposta de tal forma que o aluno se envolva com a aprendizagem que parte dele e retorna a ele, para reflexão e ação.

Das premissas que emanam desta concepção de ensino, destaca-se aqui a do professor mediador e a interdisciplinaridade como proposta para a organização dos conteúdos.  Acredita-se ser essencial o papel de um professor atento, que desperta a atenção do aluno para com o outro, não só “o outro” homem, mas “a outra” natureza, “o outro” Planeta.

Um professor que não detém um poder centralizador do conhecimento. Um mestre que dirige o olhar das crianças para os diferentes saberes, e que trabalha com os conteúdos de todas as disciplinas refletindo sobre um mesmo tema, num processo sistêmico, por meio de questionamentos e análises. Nesta metodologia a pesquisa torna-se parte essencial do trabalho de todos e informações trabalhadas com pensamento crítico se transformam em conhecimento. O essencial não é a memorização nem o acúmulo de dados.

Para tanto, assume-se no trabalho da Escola da Colina uma valorização das diversas formas de ensinar, com uma postura reflexiva, coerente e ética, para que as mediações das informações qualitativas provoquem nos alunos condições para que criem conscientemente uma visão de futuro e de mundo em que desejam viver.

POSSUI DÚVIDAS SOBRE A ESCOLA ?

Ficaremos felizes em responder os seus questionamentos.

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE

O ensino na Escola da Colina se fará em Ciclos. A opção pela modalidade em ciclos é devido à nossa crença de que as aprendizagens das crianças ocorrem em períodos que não correspondem aos limites do ano letivo. Por meio desta divisão é possível a acomodação mais efetiva das suas conquistas e uma segurança maior em suas adaptações.

Educação Infantil

Ciclo I – Corresponde à creche, com crianças de 0 a 3 anos. Esta subdividido em Berçário l, Berçário ll, Maternal l e Maternal ll.
Ciclo II – Corresponde à Pré-Escola, com crianças de 4 e 5 anos. Esta subdividido em Jardim l e Jardim ll.

Ensino Fundamental

Ciclo III – Corresponde às crianças de 06 a 08 anos. Este é subdividido em: Primeiro Ano, Segundo Ano e Terceiro Ano do Ensino Fundamental l.
Ciclo IV – Corresponde às crianças de 09 e 10 anos. Este é subdividido em Quarto Ano e Quinto Ano do Ensino Fundamental l.