Projetos Permanentes

CAMINHOS DO PENSAR

DESDE 2017

O Projeto “Caminhos do Pensar”, desenvolvido pela Escola da Colina desde 2017, CAMINHOS DO PENSAR consiste em conhecer os filósofos e personalidades ilustres, que dão nome às ruas do Jardim Aristocrata.

A partir desta pesquisa, os alunos elegem uma frase para ilustrar os muros do bairro ,com peças de argila que são modeladas por eles. A intenção deste projeto permanente é a de produzir um museu a céu aberto no entorno da Escola, tornando a área atrativa para toda a população.

PROJETO VALORES

``PARTICIPAR SE APRENDE PARTICIPANDO``

Uma das atribuições da escola é levar os educandos à assimilação dos valores que, explícita ou implicitamente, estão presentes: no conteúdo das matérias, nos procedimentos e atitudes dos professores, nos colegas de sala, nos pais de alunos e nas experiências humanas historicamente acumuladas.

Com esta visão, a Escola da Colina procura estabelecer um ambiente democrático em que diferentes valores são vividos por todos. Entende que participar se aprende participando; responsabilidade se aprende assumindo tarefas, cuidando dos objetos pessoais e coletivos; resolver conflitos com iguais ou com os adultos se aprende dialogando e envolvendo-se na busca de soluções; cooperação se aprende colaborando em trabalhos de grupo, aceitando e oferecendo ajuda para realizar tarefas; solidariedade se aprende reconhecendo situações de injustiça e discriminação, analisando suas causas e contribuindo para a eliminação das mesmas.

Dentre as intervenções sistemáticas e planejadas, na Escola da Colina, o PROJETO VALORES surge como um grande norteador do trabalho com virtudes.  É um projeto permanente, atemporal, desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. Nele, as turmas nos diferentes níveis, são denominadas por uma virtude e seus “mascotes” representam os valores, conforme descrito a seguir:

GRUPO BONECO (A)
Berçário I – Paz Senhorita Paz
Berçário II – Alegria Senhorita Alegria
Maternal I – Amizade Senhorita Amizade
Maternal II – Colaboração Senhorita Colaboração
Jardim I – Respeito Senhor Respeito
Jardim II – Responsabilidade Senhorita Responsabilidade
1º Ano – Verdade Senhorita Verdade
2º Ano – União Gêmeos União
3º Ano – Solidariedade Senhorita Solidariedade
4º Ano – Tolerância Senhorita Tolerância
5º Ano – Ética Senhorita Ética

A leitura do livro “Colete e as Estrelas”, a utilização criteriosa do “Quadro de Estrelas”, a elaboração de portfólio próprio e a visita do mascote às casas dos alunos, dentre outras ações, enriquecem e complementam esta proposta didática.

Outro trabalho com Valores que merece destaque é o projeto FELIZCIDADE DA COLINA, uma minicidade fundada em 2008. Ela é constituída de um Posto de Saúde, um Mercado, um Centro Ecumênico e um Correio. Cada grupo da Instituição fica responsável por um dos estabelecimentos. Os demais grupos, entretanto, podem trabalhar e explorar os locais de acordo com um cronograma estabelecido.

No espaço da FelizCidade, as crianças “brincam de gente grande” e experimentam, na prática, importantes conceitos de cidadania. Dessa forma, elas reconhecem seu papel dentro de uma sociedade para que no futuro ajam e contribuam como cidadãos.

PROJETO ECO-ESCOLA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA

Para Gandy Piorski “quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora”.

Na Escola da Colina, a 1° Eco-Escola do Brasil, valorizamos a conexão entre criança e natureza, por entendermos que esta relação possibilita a identificação dos pequenos com o meio, estimula os sentidos, favorece vínculos e contribui para a proteção do planeta. Por este trabalho, em 2009, a Escola da Colina foi certificada com uma Eco-Escola.

O Eco-Escolas é um Programa voltado para a Educação Ambiental e Cidadania que vem sendo prospectado pela Organização Europeia, Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), desde o início dos anos 90 em diversos países.

A proposta do Programa consiste na adoção de uma metodologia de trabalho que articulando atividades de exploração de diversos temas, contribui para uma melhoria global do ambiente da Escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido por meio da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na Escola, de uma Educação Ambiental coerente e de qualidade.

Um dos aspectos interessantes deste Programa, quando a Instituição passa a pertencer a esta “Rede”, reside no estímulo ao estabelecimento de laços entre as Eco-Escolas. Isto se traduz na multiplicação de iniciativas partilhadas, experiências e atividades, por meio de reuniões regionais, seminários, encontros entre Eco-Escolas, etc.

Este Programa visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade lhes proporcionam a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

PROJETO PEA-UNESCO

DESDE 2015

O Programa de Escola Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO), foi criado em 1953, com o objetivo de “trabalhar a cultura da paz”. Inicialmente focado no desenvolvimento da educação pós-guerra, o programa hoje conta com cerca de 11.000 instituições educacionais em 181 países. As Escolas associadas trabalham na promoção do desenvolvimento sustentável, da cultura da paz, do diálogo intercultural e da educação de qualidade.

A Escola da Colina  é uma das Instituições Associadas da UNESCO desde o ano de 2015. As Escolas que integram a rede apoiam o fortalecimento dos quatro pilares da Educação para o Século XXI (Aprender a Conhecer, a Fazer, a Ser e a Viver juntos). Professores e alunos trabalham juntos em atividades que extrapolam as paredes da sala de aula, por meio de abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores.

Quer receber novidades por e-mail?