Fundamental I

SOBRE O FUNDAMENTAL I

CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS

O ensino através da pesquisa é uma das principais metodologias adotadas pela Escola da Colina no Ensino Fundamental. Ela favorece o espírito investigativo e se configura como uma das mais significativas formas de aprendizagem de alunos. Visa uma intervenção real sobre a compreensão de um fenômeno, de resolução de um problema ou de tomada de decisão.

Nesta abordagem os conteúdos de todas as disciplinas refletem sobre um mesmo tema num processo sistêmico, por meio de questionamentos e análises.

O grande potencial educativo resulta da motivação que gera nos alunos dando-lhe a oportunidade de participar, de forma ativa e responsável, na planificação e desenvolvimento das atividades escolares em que estão diretamente envolvidos.

A pesquisa realizada em equipe revela-se uma forma de organização adequada e eficaz para o desenvolvimento de distintas habilidades sociais. A ela está implícita a cooperação, discussão de estratégias diferentes, divisão de tarefas a realizar, decisões a tomar e a comunicar. A Escola da Colina pratica, sistematicamente esta metodologia de trabalho em grupo.

O Ensino Fundamental é coordenado pela pedagoga Simone Zanardini e está organizado nos seguintes níveis:

  • 1º Ano – Grupo Verdade – crianças de 6 anos
  • 2º Ano – Grupo União – crianças de 7 anos
  • 3º Ano – Grupo Solidariedade - crianças de 8 anos
  • 4º Ano – Grupo Tolerância - crianças de 9 anos
  • 5º Ano – Grupo Ética - crianças de 10 anos

Cada turma possui uma professora regente que se responsabiliza pelas aprendizagens dos alunos. Em função da faixa etária, a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental conta com uma Auxiliar.

Além dos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, as aulas de Xadrez, Educação Física, Arte, Música e Língua Inglesa também fazem parte da grade curricular do Ensino Fundamental e são ministradas por Professores Especialistas.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

GRANDE POTENCIAL EDUCATIVO

Outra característica da pesquisa é que ela parte do diagnóstico do conhecimento do grupo: O que já sabem sobre o assunto? O que querem saber? O que farão para saber?

Esse procedimento dá aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma ideia em realidade.

Ao conceber a criança como centro da ação pedagógica, os conteúdos do Ensino Fundamental passam a ser dispostos em rede, teia, e todas as atividades dos diferentes componentes curriculares que estão organizadas de forma interdisciplinar, garantindo a articulação entre as áreas do conhecimento.

Na medida em que percorre o Ensino Fundamental trabalhando nesta abordagem, o aluno da Escola da Colina se constitui como um leitor competente, com grande desenvoltura oral, que trabalha em equipe, com um olhar diferenciado para com as pessoas e o meio ambiente, e instrumentalizado para a busca investigativa de questões diversas da sua realidade.

Este é um dos motivos para o seu sucesso, quando se despede da nossa escola e ingressa nas diversas instituições de ensino para dar prosseguimento aos seus estudos.

QUER SABER MAIS SOBRE A ESCOLA ?

Conheça a história através da qual tudo começou...