Substitua esse texto com informações sobre você e sua empresa ou adicione informações que serão úteis para seus clientes

Berçário

A Escola da Colina se inspira na abordagem de Emmi Pikler e, assim, estabelece uma relação de confiança, respeito e interação com o bebê durante os principais momentos de cuidados individuais, como troca de fraldas, sono e alimentação, permitindo que o bebê se sinta seguro e ativo no decorrer desses processos.
      Além disso, segue as filosofias de Maria Montessori e Loris Malagguzzi, preparando um espaço organizado cientificamente, pautado nos detalhes, para que o bebê possa se movimentar com liberdade e maior autonomia permitindo que se torne protagonista de suas explorações e de seu desenvolvimento.
    Como na Pedagogia Waldorf a Instituição também acredita que a criança, em contato com a natureza, desenvolve seus sentidos de maneira integral.

Educação Infantil

Na faixa etária que vai de 2 a 3 anos e 11 meses, a Escola da Colina oferece às crianças um cotidiano que acolhe e respeita, em um espaço preparado para as investigações, com um olhar sensível e atento às suas necessidades. O mobiliário das salas foi projetado para permitir o acesso livre e instigar a curiosidade, a investigação e adescoberta.
         Na Escola da Colina, os contextos são pensados e preparados de forma a convidar as crianças
a serem protagonistas no processo de aprendizagem, elegendo materiais e intenções que sustentam o imaginário e respeitam a cultura da infância.
       Nas turmas de 4 a 5 anos e 11 meses, além de vivenciar experiências sensoriais e cognitivas, as crianças se reconhecem, mediante as narrativas acessadas pela memória e identificam sua autoria. Por meio da leitura mediada, praticam o falar e escutar, ler e escrever. Nesta fase os conteúdos fundamentais de ensino são os fazeres do falante, do leitor e do escritor. Ao se apropriar dessas ideias, a criança começa a se perceber como praticante da leitura e escrita.
        Para isso, as atividades realizadas na Escola da Colina utilizam uma abordagem sistemática, em que cada detalhe é importante, oferecendo-se os mais variados estímulos e valorizando a evolução natural da criança frente a estes.

Ensino Fundamental

A Escola da Colina propõe para o Ensino Fundamental um ambiente de pesquisa e intercâmbio de saberes.  Esta forma de atuar, favorece o espírito investigativo e se configura como uma das mais significativas ferramentas de aprendizagem. Nesta abordagem, os conteúdos de todas as disciplinas refletem sobre um mesmo tema num processo sistêmico, por meio de questionamentos e análises.
        Ao conceber a criança como centro da ação pedagógica, os conteúdos do Ensino Fundamental são dispostos em rede. Todas as atividades dos diferentes componentes curriculares estão o;rganizadas de forma interdisciplinar, garantindo a articulação entre as áreas do conhecimento.
    As leituras compartilhadas, assim como os demais espaços destinados ao contato com a literatura, contribuem para a participação dos alunos numa comunidade escolar de leitores, na qual avançam em suas possibilidades de refletir, analisar e argumentar.